Diário do Nordeste
Terça-feira 24/05/2011
Categorias: Ironman
Atleta Ulisses Pontes
No relato abaixo fica claro que se realmente quisermos alguma coisa nesta vida, podemos sim alcançar. O médico Ulisses Montenegro Pontes que começou a correr alguns anos atrás, apostou alto e será outro cearense a se tornar um Ironman, graças ao seu esforço diário dividido conosco nas linhas abaixo:
DADOS PESSOAIS:
Ulisses Montenegro Pontes, 47 anos, médico pediatra, casado com Cecilia, pai de Rebeca (19) Pedro (15) e Yanni (3).
PATROCINIO: Unicred Fortaleza
Iniciei no ano de 2003 caminhando na beira mar, depois corridinhas no mesmo local, mas nada constante. Resolvi participar de pequenas corridas de rua (geralmente 5km) ao final de uma delas encontrei um panfleto no chão de um personal trainer de corrida e decidi fazer acompanhamento com ele, que me ensinou muitas coisas sobre corrida e consciência corporal. Após vários meses de treino veio o primeiro desafio: Corrida da Unifor (10km). Foram dificílimos! Parecia até que o sol era pior do que o de hoje rsrsrs, mas completei a prova.
Comecei a participar de todas as corridas de rua, o meu maior adversário era eu mesmo, a cada ano tentava bater meu recorde, chegando a participar de 35 corridas ao ano (2009)
Percebi que podia mais e resolvi fazer duathlon terrestre com uma bicicleta simples e gostei muito. No duathlon ficava observando quão era legal o triathlon e dessa forma procurei uma assessoria esportiva especializada (Triativo Assessoria) para treinar essa modalidade. Passei a ter treinamentos específicos e diários inclusive natação que até então só tinha noção quando na adolescência no NAC e no surf.
Minha primeira prova de triathlon foi em fevereiro de 2010 (sprint – I etapa – 750m natação, 20km ciclismo e 5km corrida) e para minha surpresa 1º lugar na minha categoria. No mês seguinte iria ter o Campeonato Brasileiro de Longa Distância (3km natação, 80km ciclismo e 20km de corrida) e meu orientador disse que eu era capaz de fazer a prova e que não podia perder essa oportunidade, e não é que fiquei em 4º lugar na minha categoria! Essa prova foi o empurrão para treinar cada vez mais e não querer parar, ou seja, virar um vício, só que teria que conciliar a minha profissão (plantões, consultório e ligações na madrugada de mães desesperadas) como também minha família e pra complicar ainda mais uma pós graduação em medicina do esporte. ¨ Dizer que não tem tempo é desculpa de quem tem tempo ¨ e com esse pensamento consigo conciliar tudo isso. Ainda em 2010 corri uma maratona, 3 meias maratonas, um meio ironman (70.3) e a II Etapa do Brasileiro de Longa distância (Porto de Galinhas) e no final do ano premiado como 1° lugar nas 3 etapas do triathlon sprint.
Há cinco meses treino para o Ironman e agora os agradecimentos aos professores da Triativo em especial Thiago Mohana e Diogo Porto, ao professor Elton Rocha da Academia Hedla Lopes, a nutricionista Vaneska Frota, aos meus amigos de treino que estão sempre me incentivando e me chamando carinhosamente de ¨véi¨ rsrsrs, ao apoio de minha família e principalmente a Deus que está me dando essa oportunidade. Hoje sinto –me confiante para completar essa prova independente do tempo, mas o importante é não desistir, ¨A dor é passageira, desistir é pra sempre”
Ulisses Pontes

Nenhum comentário:
Postar um comentário